terça-feira, 1 de abril de 2014
Todo o Charme e Simplicidade da Culinária Tupiniquim no Jacobina – Bar e Restaurante
Matéria originalmente publicada no Guia Gazeta do Povo
Em uma região bastante fértil em opções gastronômicas requintadas, o Jacobina – Bar e Restaurante se destaca justamente pela atmosfera de trivialidade, confirmando a máxima de que a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação. Especializado na rica culinária brasileira, para o almoço traz um cardápio que varia diariamente, com opções tradicionais como o “Frango Com Polenta”, a “Quirerinha Com Bisteca de Porco” ou mesmo o “Churrasco de Igreja” que, além de fisgarem o cliente pelo aroma, também encantam pela memória afetiva, afinal os sabores trazem as lembranças à tona.
Já para o jantar, o menu é mais sofisticado. Composto de entradas, caldos, especialidades e sanduíches, harmoniza desde o refinado “Cuscus Marroquino” (servido nas versões vegetariana, com frango, carne ou cordeiro), até o singelo Pastel de Queijo. Mas o destaque mesmo vai para as Quesadillas – iguaria típica mexicana feita com tortillas recheadas de queijo derretido, frango ou carne – servidas com salada à vinagrete.
As sobremesas merecem um capítulo à parte. Doces inventivos que apostam na mistura de elementos inusitados já são marca registrada do local. Como exemplo pode-se citar o intrigante sabor do “Sorvete de Tapioca Com Calda de Vinho” ou ainda a “Torta de Sorvete”, opções que procuram harmonizar nuances distintas do paladar.
A experiência, porém, de se visitar o Jacobina não agrada apenas ao paladar, a decoração, por sua vez, é um deleite para os olhos e corações saudosistas. Em cada cantinho da casa descobrem-se relíquias que conduzem os clientes a uma agradável sensação de nostalgia. São anúncios de época, aparelhos de rádio valvulados, relógios analógicos, utensílios clássicos de casa e cozinha, adesivos, roupas e toda sorte de penduricalhos, contrastando com todo o verde do jardim de inverno.
A música também preenche o espaço, embalando as conversas dos frequentadores e proporcionando passos ritmados aos garçons. Semanalmente, a agenda da casa traz em sua programação rodas de samba às quartas-feiras ou mesmo o “Blues de Segunda”, um gênero ainda pouco privilegiado pelos estabelecimentos em Curitiba, o que demonstra todo o caráter diferenciado da casa.
Serviço:
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 1365, Juvevê
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado: 11h à 1h
Domingo: não abre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário