quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Entrevista: Aldrin Cordeiro - Voluntariado no Nepal





Salve neurônicos!

Começamos 2013 com as melhores vibrações possíveis!

O Sistema Muito Nervoso traz como primeira postagem do ano uma entrevista muito especial com o jornalista e ativista social Aldrin Cordeiro, que concordou em dividir com os leitores do blog um pouco de sua experiência de voluntariado em Kathmandu, no Nepal, em janeiro deste ano

Para que se possa dimensionar a importância do trabalho humanitário neste país, vale lembrar que sua população é extremamente carente e enfrenta severos problemas sociais. Como exemplo podemos citar o IDH - indicador da ONU que mede o Índice de Desenvolvimento Humano - de cerca de 180 países anualmente. Durante 2011, o Nepal marcou apenas 0.458 pontos, resultado considerado baixíssimo se comparado ao primeiro do ranking no mesmo ano, a Noruega, que chegou ao resultado de 0.943

Consciente deste panorama social e aberto a conhecer novas culturas, como um legítimo cidadão do mundo, Aldrin partiu para uma temporada no país asiático, decidido a extrair mais do que apenas fotografias e memórias turísticas de sua viagem

Segundo ele, através de sua agência de viagens tomou contato com a IDEX Índia, uma organização atuante desde 1999 que oferece experiências de voluntariado, programas de extensão do "ensino médio" (high school), ensino de língua inglesa para crianças e acampamentos de verão nas regiões de Índia e Nepal.

Escolhendo a opção de atuar como professor de língua inglesa, o jornalista conta ter vivido uma experiência bastante intensa, e é sobre o seu voluntariado que conversa a seguir:

...

SMN: Você já tinha alguma experiência de voluntariado antes? Como foi o seu primeiro contato com o programa IDEX Índia?

Eu cheguei a fazer trabalho voluntário na época de faculdade, no Pequeno Cotolengo, e quando era mais novo em projetos comunitários em uma igreja no bairro que morava em Curitiba. O primeiro contato com a IDEX Índia foi feito pela internet mesmo. Vi que uma agência de intercâmbio da capital paranaense tinha os projetos que a IDEX divulgava e me informei sobre eles pelo site oficial e redes sociais.

SMN: Muitos são os locais ao redor do globo – até mesmo em nosso próprio país – onde a demanda por iniciativas sociais se mostra necessária. Muitos também são os programas de voluntariado à escolha. Quais foram as razões que o levaram a escolher este programa específico e este local de atuação?

Escolhi o Nepal porque queria um lugar realmente longe e com uma cultura diferente da nossa. Queria ver coisas que aqui não existem. Pessoas e culturas diferentes. 

SMN: Quais as principais semelhanças e diferenças que você pôde observar com relação às configurações sociais entre os países visitados e o Brasil?

Bem, tudo é diferente. Porque a cultura é outra. A posição que homens e mulheres têm na sociedade é diferente. A religião e a maneira que esta se faz na rotina é diferente. Pra mim, lá é outro mundo. E não digo isso comparando ou que lá seja melhor ou pior. Simplesmente é diferente. É outro olhar da vida.

SMN: Você considera que iniciativas como essas são capazes de oferecer mudanças substanciais para a realidade das pessoas atendidas? E na sua vida, o que mudou?

Acho que se você não acreditar que possa mudar algo, é melhor ficar em casa dormindo mesmo. Acreditar na mudança é algo primordial para fazer um trabalho voluntário. Na minha vida mudou tudo. Agora que voltei, às vezes até acho que estou perdido por aqui. Preciso fazer coisas diferentes - em todos os aspectos da vida. O que mudou mesmo foi que eu realmente percebi que a vida é maior e plural e que podemos fazer e criar muito mais.

SMN: Que conselho você daria para quem quiser se aventurar da mesma maneira?

A pessoa tem que se libertar e abrir o coração. Ter uma vibe "free spirit" e saber que vai aprender muito mais que ensinar. O mais difícil é chegar lá, porque após você não vai querer voltar!    
      

Para acessar a página oficial do programa de voluntariado clique aqui

Namastê
  

Um comentário:

  1. Ficou ótimo o post, Enrico! Gostei mesmo! Quero voltar ao Nepal em um futuro próximo. Vamos juntos!? Abraços!!!

    ResponderExcluir