segunda-feira, 25 de junho de 2012

Música e engajamento social

Projeto de incentivo à cultura local criado pela banda curitibana Haullys traz Champignon, baixista do Charlie Brown Jr., para um show hoje à noite no Empório São Francisco

Enrico Boschi (21/06/2012)





A música sempre demonstrou uma íntima relação com a transformação da realidade social. E quando se observam resultados extremamente positivos, como os do projeto desenvolvido pelo maestro João Carlos Martins, por exemplo, que leva a música erudita a crianças e jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro, oferecendo aos integrantes novas perspectivas de vida, não há como não reconhecer o quão frutífera é essa relação.

Foi também pensando em colaborar para o crescimento das comunidades do seu entrono que a banda curitibana Haullys, na ativa desde 2009, idealizou uma série de projetos interligados, cujos eixos principais são: projetar a cena artística curitibana – e paranaense – em nível nacional, promover a importância da convergência e o intercâmbio de diversas formas de manifestação artística e levar eventos artísticos a localidades que normalmente não têm acesso a eles, oferecendo canais de divulgação para a cultura local.

Segundo o vocalista Sandro Godinho, é extremamente importante trazer visibilidade à cena paranaense, visto que o estado é também um local de produção cultural de muita qualidade: “A gente [Haullys] acompanha tudo o que acontece na cena local e a nossa preocupação é muito mais do que fazer música, é levar qualidade cultural para as pessoas que não têm acesso, é trazer grandes artistas pra conhecer o que é nosso, pois sabemos que é possível transformar o Paraná em um estado de referência cultural, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo entre outros”, explica.

É com esse intuito que o projeto Haullys Convida já trouxe a Curitiba artistas como o vocalista Tico Santa Cruz (Detonautas Rock Clube), o baixista Canisso (Raimundos) e, na noite de hoje, recebe Champignon, baixista da banda Charlie Brown Jr. (confira no quadro ao lado a lista completa dos artistas que já participaram do projeto), para uma jam session que acontece no bar Empório São Francisco – nesta edição, serão apresentadas 15 canções, a maioria do repertório do Charlie Brown Jr. e algumas escolhidas de acordo com influências em comum entre o músico e a banda curitibana.

Convergência

Além dos shows, o projeto conta ainda com o quadro Haullys Entrevista, um bate-papo em que o artista convidado tem a oportunidade de expor sua opinião a respeito do projeto e do cenário cultural, que é filmado e exibido na página da banda no Facebook.
Está ainda em fase de produção a mais audaciosa das etapas do projeto, o Haullys Documentário, registro cinematográfico de uma série de apresentações gratuitas feitas em locais públicos de áreas afastadas, em parceria com atletas amadores de skate local e grafiteiros também da região. Aprovado pela Lei Rouanet, o projeto já conta com o apoio de uma empresa de turismo e um grupo de restaurantes.

Matéria originalmente publicada no Caderno G da Gazeta do Povo. Link: http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=1267274&tit=Musica-e-engajamento-social

Nenhum comentário:

Postar um comentário