domingo, 11 de novembro de 2012

Le Des Filles Fantastiques: Uma Intervenção da Moda na Vida Ubana



Em plena Virada Cultural de Curitiba um desfile de moda. Desconexo? Não se a gente disser que ao mesmo tempo em que as modelos desfilavam seus looks - em uma passarela mais que independente - rolava também uma jam que reunia grandes nomes da cena rock local.

Inovador? A galera que transitava pela rua em frente ao atelier Garage, da estilista Lisa Simpson, no último domingo, em Curitiba, também achou. Em poucos minutos de desfile, a Av. Jaime Reis 278 já estava tomada de alternativos (ou não) que apreciavam as criações desconstruídas da design de moda, ao som de um coletivo de artistas formado por integrantes das bandas Uh La La e Audac.

Apoiadora - e uma das idealizadoras do evento - Michelle Kelly, proprietária do Lolitas Salon de Coiffure, afirma que "todas as formas de arte se conversam entre si", e que, a exemplo do que acontece em Londres, onde esteve recentemente, "música e moda devem passar a fazer parte da cultura cotidiana das pessoas no Brasil, pois expressam o contexto histórico de cada época e representam formas livres e independentes de manifestação."

Outro aspecto singular do evento é a experimentação sonora de elementos presentes na atmosfera da moda para oferecer maior conexão com a música. Foi com isso em mente que Cassiano Fagundes, músico, guitarrista e responsável pela amplificação e equalização do áudio do desfile, revela que a eletrificação de uma máquina de costura foi uma das alternativas para compor a ambientação, e que esta é uma iniciativa em constante transformação, pois rola muito improviso, o que faz de cada apresentação única.

Durante os dois dias de Virada Cultural em Curitiba, vários locais foram palcos de desfiles semelhantes, oferecendo uma espécie de "virada paralela" por onde passaram nomes como Só o Soul Salva, Vinil Velho, Skadophenia Sound System, Chuva entre outros, fazendo um som ao mesmo tempo em que rolava um bazar de roupas e customização de peças em tempo real.  

 Você pode acessar o perfil do projeto no facebook aqui

Álbum completo de fotos do evento aqui        

Fotos: Aline Maria   

Nenhum comentário:

Postar um comentário