terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tôtatiando - A Música da Palavra




"Aquele que domina a fala, a palavra... É capaz de fazer música"


Quando Zélia Duncan disse a frase acima em meio ao show Tôtatiando, realizado no último sábado (10) em Curitiba, foi como um recado a todos aqueles que ocupavam as cadeiras do Guairinha: hoje, a estrela é a palavra.

Em um espetáculo que flerta deliciosamente com a linguagem teatral, Duncan dá corpo e voz à personagens criados a partir da obra do compositor e linguista Luiz Tatit.Com a direção da atriz Regina Braga, no palco o que se vê é um delicado jogo entre o extraordinário leque semântico da obra de Tatit e a sonorização única da voz da cantora que, extremamente à vontade em cena, trova cada nuance, cada expressão.

Trocas suavez de figurino muitas vezes significavam alterações profundas de postura, de emoção, de entonação nas sílabas da canção/poema/texto que se seguiria. Se para falar de sonho abriu a gaveta da lembrança e transformou o teatro em um céu de estrelas, vestiu sapatos lúdicos para expressar alegria em "Rodopio".

Desde o conflito singelo de "Haikai" até mesmo a felicidade sem sentido de Vera apaixonada, estavam em versos e cantos expressas diversas situações de alcance universal que, na interpretação da artista, tiraram inumeros aplausos do maravilhado público.

Em suma, o espetáculo foi uma espécie de ciclo... Ciclo este que, como aprovaria Tatit, principiou-se pelo meio para ir-se acabar na letra de "Essa é pra acabar", deixando o público em súplica por mais uma, duas, três horas dessa poesia cantada. Pois quando Zélia Duncan agradeceu aos presentes pela vinda ao teatro, os lamentos mostraram o tamanho do encantamento que invadiu os corações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário