terça-feira, 6 de novembro de 2012

31 de outubro? Festa do Saci

Texto originalmente publicado no Blog do Caderno G do jornal Gazeta do Povo
Link aqui




Na última quinta-feira, 31 de outubro, comemorou-se mundo afora – principalmente nos Estados Unidos -- o Halloween, tradicional festa que celebra a véspera do Dia de Todos os Santos. Durante o evento, é costume, principalmente entre as crianças, pedir doces e vestir fantasias para “afugentar os espíritos” que, segundo a crença vinda do folclore Celta, vagam livremente durante esta noite especial. No Brasil, onde é conhecido como “Dia das Bruxas”, o evento vem ganhando popularidade ano a ano.

O que poucos sabem é que na mesma data se comemora do Dia do Saci-Pererê, uma das mais importantes figuras do folclore brasileiro. Representada por um menino negro e travesso, todos sabem: o saci tem apenas uma perna, fuma cachimbo e usa capuz vermelho. Foi com o intuito de reavivar e reverenciar essa tradição genuinamente brasileira que a comunidade umbandista da Associação Espiritualista Zélio Fernandino de Morais - Terreiro de Umbanda Caboclo Tupinambá - CECATU organizou o evento “Festa do Saci”, na sede temporária da entidade.

A festa, que também pretendia arrecadar fundos para a aquisição de uma cede própria para o CECATU, convidava o público a se fantasiar sim, mas dando preferencia para figuras que guardassem relação com a cultura brasileira. Segundo Bruno Klammer, um dos organizadores do evento, “há um enorme descaso com a cultura brasileira, com o folclore nacional, que é deixado de lado em face de uma celebração que é apenas plástica [o Halloween], mas que vende. Isso é o que explica o fato de quase a totalidade das pessoas não conhecer a comemoração do Dia do Saci”, lamenta.

Como não poderia deixar de ser, vários outros elementos da cultura brasileira compuseram o clima do evento. A banda Síncope trouxe sonoridades experimentais, com músicas autorais, e a banda Paranambuco, especializada em clássicos de ritmos regionais como o forró e a música baiana, subiram ao palco para animar a noite dos que ocupavam a pista de dança. Klammer também fala desta pluralidade de manifestações culturais dentro da Festa do Saci: “A nossa bandeira, além do trabalho social do próprio terreiro, é revelar tudo o que tem de belo no Brasil, música brasileira, dança brasileira, vestimenta brasileira. As nossas raízes precisam ser valorizadas pra auxiliar o país a crescer”, explica.

Tanto o Halloween quanto a Festa do Saci refletem, a seu modo, aspectos fundamentais dos povos que os preservam, sendo este talvez o maior ponto em comum entre os dois eventos. A questão mais importante talvez seja a da importância de preservar os aspectos que identificam um povo e garantam a ele sua unidade essencial, pois é ela que deve sobreviver aos anos e transfigurar-se em tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário