segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Certezas...

Ontem, exibia cada convicção minha com tal resplandecência... Pulsavam no peito qual medalhas de uma vida cheia de cicatrizes. Achava-me pleno de uma autossuficiência moral/intelectual/afetiva tão sólida que bastava seguir caminhando...

Aprendi com as dificuldades a cuspir autoconfiança nos olhares inquisidores do mundo e, apesar dos passos trôpegos, destinos familiares e horizontes bem-delineados curvavam-se ao longo da estrada.

Cada traço, cada gesto, cada sentimento estava em seu lugar. Num molde hermético erguido pela necessidade de enfrentamento da hostilidade do mundo. Construi sim amizades sinceras mas antes, certezas metálicas, e uma visão que me obrigava a nunca desviar os olhos, a nunca buscar forças fora de mim, a caminhar sozinho o quão mais a jornada permitisse.

O que era Deus? E porque é que ele parece nunca olhar pra mim? - Me perguntava, sempre me perguntei...

...

Acontece que, de repente, do mesmo modo como invertem-se as correntes do vendo, resolveu a vida trazer pra perto de mim um sorriso... O mais lindo de todos, aquele tão próximo de Deus que não houve como não se sentir tocado por suas emanações. Enamorei-me dele, quis conhecer cada detalhe de tudo o que o compõe... E, lentamente, pude sentir (e ainda posso) um iluminar balsâmico preenchendo os veios da minha armadura, libertando o meu espírito e me mostrando as respostas que desde sempre procurei.

Imperfeito que sou, vez por outra encaro a dúvida, o erro mas, diferente de antes, agora há sempre uma luz morna e acolhedora para orientar os passos do caminheiro e reforçar as bases do compromisso firmado. Tenho consciência de que a evolução é um processo diário e que há um mundo de coisas a aprender antes que possa alcançar o entendimento do porque algumas coisas são como são - ou foram como foram.  O que importa é que agora começa a se construir a paz que sempre faltou em minha alma.

 ... e o que são as certezas senão conceitos passíveis de eterna reformulação? O que é a evolução senão a substituição de certezas incompletas por valores plenos? É isso, e apenas isso, que me atrevo a continuar buscando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário