sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Antes do final

Noite alta; calor incomum em terras sulinas e um pensar insone que parece nascer de um chamado das letras. Talvez haja algo de conclusivo no próprio ar de dezembro, algo que não se prende aos calendários, às luas, aos rituais de fim de ciclo. Será esse o impulso que acorda a escrita da madrugada? Se é isso que pede a alma do beletrista, desenho no ar uma breve mesura e ponho a prosa em curso.

Se me volto às pegadas escritas pelo ano que nos deixa, o que vejo é o antagonismo perene da vida a sorrir inabalável... Dono absoluto de seus enredos, titereiro da vontade mestra do universo, de Deus. Como a escrever em nós suas lições, como a destituir-nos de nossas certezas para depois reformulá-las e orientar, iluminar (e as vezes mais que isso) os passos futuros. Provas? Pois bem, vamos a elas.

Antes da despedida de 2013 ser decretada, um outro adeus se mostrou espantosamente inesperado e dolorido. A luta ambientalista perdeu Teresa Urban e nós perdemos o vento que soprava nossas velas, a luz do farol que garantia o singrar certeiro, o primeiro tom da voz que animava nosso berrar... Mas, sempre houve nesta terra sementes bem plantadas, e mesmo agora sinto-me fruto do florescer das palavras da mestra... E em reverência e em respeito ao seu legado, escolhi - e escolho - continuar lutando, pois há os que lutam toda uma vida, e esses são imprescindíveis.

Mas nem só de adeus se fez 2013... Este também foi um ano de início de um reencontro. Seguindo um apelo que há muito pulsava n'alma, tenho procurado um desarmar e um conduzir-me pelo caminho de Deus. Como o filho que volta para casa depois de escolher o afastamento, tenho experimentado o acolhimento suave e esperançoso da casa do Pai, onde sinto que estão minhas raízes. Tenho sentido um novo vibrar do espírito, que se reflete nos passos do cotidiano, no desenhar das minhas letras, no rimar da minha poesia...

Se com a  árdua despedida 2013 me ensinou a manter-me firme e fiel a alguns pilares da vida, com a suavidade e delicadeza do sorriso da Princesa Das Letras Sagradas esse mesmo ano me mostrou, antes do final, que sempre haverá novos e sólidos pilares a serem construídos.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário