sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Da pluralidade do Cosmo Humano

Plot Twist - Um conceito cinematográfico/literário que pode ser entendido como uma guinada no andamento da narrativa, alcançada através de um acontecimento marcante, podendo conduzir ao climax da história ou levar o espectador/leitor a outro nível de entendimento.

...

Embora existam aqueles que se sintam confortáveis com a ideia do determinismo, seja ancorado nos astros, em leituras proféticas ou até mesmo em fragmentos residuais de traços biológicos ancestrais, ainda há os que enxergam a vida como uma espécie de "orquestramento caótico", onde a palavra controle assume ares estritamente conceituais.

Eis aí a física quântica a demonstrar que a vida simplesmente não cabe nos moldes de compreensão que forjamos em séculos de história cientifica. Há "plot twists" subatômicos pegando carona nos giros de léptons e hádrons moleculares.

Então não existe ordem? Não, meu caro, a ordem é a mudança. A ordem é a adaptação. Pode-se argumentar que apenas pelo fato de não conhecermos as leis que regem a dinâmica das partículas moleculares não significa dizer que estas leis não estejam lá. De fato. Mas é importante notar que a própria descoberta desse novo microcosmo de dinamismos basta para afirmar que não há campo seguro para o saber humano.

Se a "narrativa" de suas moléculas é capaz de oferecer algo que extrapola a compreensão dos próprios seres por elas compostos não admira o fato de tantos indivíduos buscarem conforto na ignorância ou deixarem-se abandonar na falsa sensação de inércia. Lembre-se: as partículas formadoras de seus átomos giram; seu corpo gira em acompanhando todos os quatorze tipos de movimentos descritos pelo planeta que o abriga; este, por sua vez, respeita uma órbita regular em torno de um astro ainda maior; o Sol move-se no centro da Via Láctea; por extensão, é possível dizer que todas as galáxias estão naturalmente em movimento; e não há motivos para não supor que o próprio Universo esteja neste momento descrevendo alguma trajetória capaz de interferir na dinâmica do multiverso...

Tudo isso para louvar o indivíduo que não se deixa tolher, que opta pela inclinação natural do seu "cosmo interior", toma as rédeas da vida nas mãos e põe em curso movimento comparável aos mais dignos dos plot twists Hollywoodianos e aceita um Universo de possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário