sábado, 20 de outubro de 2012

Espetáculo Habitat do Som

"... Do Coração Aos Poros, Dos Poros Ao Chão!" 


Éramos poucos os que saímos à rua na noite de ontem, na capital paranaense. Nem o clima agradável de uma noite típica de primavera parecia mais sedutor do que a resposta à pergunta: "Quem matou Max?" ou mesmo o desfecho da vilã Carminha, no folhetim das 9.

Aqueles que optaram porém por dar um significado maior às suas vidas e fazerem-se presentes na plateia do espetáculo de dança Habitat do Som - Do Coração Aos Poros, Dos Poros Ao Chão, em cartaz na Casa Hoffmann desde o início da semana, de forma alguma sentiram-se perdendo.

A obra, inspirada em montagem americana, traz uma linguagem contemporânea para o sapateado enquanto expressão artística, instigando o questionamento sobre qual seria o limiar (ou mesmo "se" existe um) entre seu posicionamento como dança ou música em si.

Para criar essa atmosfera então, o espetáculo é estruturado em dois momentos distintos. No primeiro, há uma ambivalência do som, onde a movimentação dos artistas pode apenas ser deduzida, sendo perceptível somente a ressonância produzida por suas evoluções, tendo o próprio espaço físico como um dos "instrumentos".

Uma vez assumido o palco, o elenco dá corpo ao prisma imagético do espetáculo, evidenciando a dança propriamente como elemento artístico porém sem abandonar a interação com o espaço físico, buscando novas interpretações para sons e ritmo e tempos dentro da obra. Há também a busca pela fluidez do movimento, em contraste com a exatidão rítmica, cuja função é sustentar a harmonia entre os artistas.

Outro ponto a ser salientado é a busca pela sintonia com o público, tornando-o parte do espetáculo na medida em que, seguindo o comando dos artistas, participa ativamente na consolidação sonora do climax. Uma experiência cujo sentido mais forte é o de proximidade com a arte, transformando plateia, palco e elenco em apenas um ente capaz de transcender paradigmas e transfigurar a atmosfera do instante no verdadeiro habitat do som.

Serviço:

Espetáculo: Habitat do Som - Do Coração Aos Poros, Dos Poros Ao Chão
Local: Casa Hoffmann - R. Claudino dos Santos, 58, São Francisco
Data: 20 de Outubro,  às 20h - última apresentação
Elenco: Hany Morgenstern, Sharon Morgenstern e Luan de Rosa e Souza
Ingressos: Entrada gratuita  


Nenhum comentário:

Postar um comentário