sexta-feira, 14 de junho de 2013

SMN: Enrolados + Bônus - Dublagem Curitiba - Dia IV


Salve Neurônicos!

Jogue suas tranças de mel! Rá... punzel! Rá... punzel! Oi? Já começou? Ah, foi mal, é que o nosso Sistema Muito Nervoso tá empolgado por ter dublado a primeira animação durante o quarto dia de curso. Bom, bora lá então?

Mais um primor da Disney Pictures, Enrolados, uma co-direção de Byron Howard e Nathan Greno, trás uma releitura da clássica história Rapunzel, escrita originalmente pelos célebres Irmãos Grimm. Na história, Rapunzel está sim presa no alto de uma torre mas, apesar de toda sua doçura característica de princesa, é descolada e nada indefesa. Já seu "príncipe", Flynn Rider, não é assim tão cheio de virtudes, rearranjo de personalidades que torna a história muito mais divertida.

Dublar uma animação trás todo um clima novo para o estúdio, é quase como se você finalmente conhecesse uma espécie de essência da dublagem, uma vez que, para esses personagens, esse processo marca a diferença entre personificar-se ou não de fato. A voz de uma animação é 50% (ou mais) de sua natureza.

Antes de entrarmos no aquário, no entanto, coube conhecer uma série de práticas para aprimorar a dicção, respiração, alongamento e. consequentemente, a interpretação. Através de exercícios calistênicos - rápido, corre pro google! - alongamos nervos e músculos do aparelho fonador para auxiliar a passagem do som. Também amafagafamos alguns mafagafos pra descobrir qual a melhor maneira de mafagafar em cena, além de descobrir que a maçã é a melhor amiga do dublador.

Na prática percebemos uma ocorrência maior de reações (lembra desse termo?) para esse gênero de filme, o que faz com que o dublador tenha que ficar ligado. Com relação à expressividade, animações bem produzidas como essa parecem auxiliar quem dubla, uma vez que as expressões faciais costumam ser bem acentuadas, é mais fácil identificar as intenções da fala. Enrolados (Tangled, na versão original) é um filme cheio de personagens muito engraçados e curiosos, o que permite uma grande variação de vozes e torna a dublagem muito, muito divertida.


... o que nos deixa um passo mais próximo do tão esperado Toy Story 3!

Ps: Luciano Huck, me explica quem é que teve uma crise de loucura, loucura, loucura na hora de chamar o senhor pra dublar esse desenho? Sério...

Bônus

How u doin'?

Durante essa aula também tivemos uma espécie de preview do módulo III do curso, dublando trechos da série Friends nos moldes do que a prática profissional exigem. Ótimo pra elevar o nível de adrenalina, um por vez, cada um com suas marcas e estilo, dentro do aguário...

...

Hoje, a jornada ao infinito... e além chega ao seu ápice, amanhã, teremos o último post da série. Saudades? Não esquenta... é só lembrar que se precisar de qualquer coisa:

A gente vai estar sempre enrolado em você

Trailler


     
       

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário